Unidade tem capacidade de 75,6 GB e promete tecnologia resistente para preservar dados por séculos
A Microsoft desenvolveu um novo tipo de mídia feita em vidro que promete alta resistência. Segundo a fabricante, a tecnologia permite armazenar dados e preservar os arquivos por séculos. Durante os primeiros testes, esse disco rígido de vidro foi utilizado para guardar uma cópia do filme Superman, de 1978, produzido pela Warner Bros.
LEIA: SSD barato deixa notebook mais rápido; saiba escolher
Fruto do Project Silica, a unidade criada pela empresa tem 7,5 x 7,5 cm e 2 mm de espessura. O tamanho é suficiente para armazenar 75,6 GB, mas a Microsoft afirma que já é possível fabricar peças de maior capacidade.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
A técnica que permite gravar dados em vidro funciona com o uso de lasers, que desenham estruturas no material, as “voxels”. O termo é formado pela fusão das palavras "volume" e "pixel", e alude às estruturas que são criadas pelo laser na mídia. Cada voxel é capaz de reter vários bits de informação que, somados, resultam na capacidade de 75,6 GB.
O processo de leitura se dá pela luz, que incide sobre o vidro e revela os padrões criados pelos voxels. Esses padrões são projetados e coletados por leitores especializados, que convertem a informação em dados digitais que um computador pode ler. Após testes de durabilidade envolvendo alta temperatura, água, lixas de aço e até microondas, foi possível comprovar que a informação foi preservada corretamente.
O uso do vidro por parte da Microsoft é uma forma de buscar novas tecnologias de armazenamento de dados capazes de proporcionar unidades mais robustas, capazes de resistir a séculos de manuseio sem que os dados sejam corrompidos. Discos rígidos convencionais e mesmo SSDs usados em computadores são tecnologias propensas a falhas e com vida útil medida em lapsos que dificilmente superam uma década.
A participação da Warner no projeto se explica pelo interesse dos estúdios de cinema em tecnologias de armazenamento que sejam mais seguras que a celulose e mais resistentes do que as mídias eletrônicas em uso atualmente.
No hay comentarios:
Publicar un comentario